sábado, 17 de outubro de 2009

H pilory


Quando fiz a Endoscipia com pesquisa de Hpilory para pré operatório o resultado foi positivo para a bactéria.
Por este motivo add mais esse assunto importante para ser esclarecido para vocês...
O Helicobacter pylori, mais conhecido por H. Pylori, é uma bactéria que vive em nosso estômago e duodeno.
O H.Pylori apresenta a incrível capacidade de sobreviver em um dos ambientes mais inóspitos do nosso organismo. O estômago possui um pH inferior a 4, ou seja, é extremamente ácido. Essa acidez além de nos ajudar a digerir os alimentos, serve como proteção contra as bactérias e vírus ingeridos junto aos alimentos. Poucos são os seres que conseguem sobreviver em um ambiente tão ácido.
A infecção pelo H.Pylori é a mais comum infecção bacteriana do mundo. Mais de 50% da população mundial tem a bactéria em seu estômago. Em alguns países da África, Ásia e América do Sul, a prevalência é de até 90% da população.
A transmissão é feita principalmente pela via fecal/oral, ou seja, através da ingestão de alimentos ou água contaminados. A transmissão oral/oral também é possível apesar de parecer menos comum.
A presença do Helicobacter pylori está associado a um maior risco de:

- Gastrite
- Úlcera do duodeno
- Úlcera do estômago
- Câncer do estômago
- Linfoma do estômago

Com esses dados em mãos, vamos fazer um raciocínio:

Se a maioria dos brasileiros são colonizados pelo H.Pylori, porém, a maioria dos brasileiros não tem câncer ou úlcera de estômago, logo, o H.pylori aumenta o risco, mas não é o único fator.
Por isso, não está indicado tratamento com antibiótico para todo mundo. A prescrição está indicada apenas nos casos de úlcera do estômago ou duodeno.
A presença de gastrite não é indicação absoluta de tratamento do H.pylori, já que os muitos pacientes costumam melhorar mesmo sem antibióticos e outros mantém os sintomas apesar da erradicação da bactéria.
Nos casos de úlceras, a eliminação da bactéria é necessária para a cura em mais de 80% dos pacientes. Já nas úlceras por antiinflamatórios ( com pesquisa para H.pylori negativa) ou nas gastrites, apenas medicamentos da família do Omeprazol são suficientes.
Não se prescreve antibióticos em pessoas assintomáticas, exceto nos casos onde há história familiar de câncer do estômago ou em doentes com antecedentes de úlcera gástrica ou duodenal que não foram tratados para h.pylori.
A re-infecção após o tratamento é muito comum, por isso, se formos tratar todo mundo que tenha a bactéria, vamos acabar criando cepas resistentes aos atuais antibióticos. Além disso o gasto de dinheiro seria imenso, pois precisaríamos pesquisar e retratar a infecção sazonalmente.
A pesquisa da bactéria é normalmente realizada durante a endoscopia digestiva alta.
O tratamento é feito com 3 drogas: 1 inibidor da acidez gástrica como Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol e dois antibióticos, classicamente amoxacilina e claritromicina
Homeopatia não funciona para tratar H.pylori. Não existem trabalhos que provem a eficácia deste tipo de medicamento.

5 comentários:

  1. vou fazer reduçao e na endoscopia apareceu esta bacteria,fiz o tratamento com antibioticos e agora vou refazer a endoscopia,sera que resolveu o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o mesmo problema, fiz o tratamento e não funcionou, vou fazer o tratamento novamente

      Excluir
  2. posso me opera de reducao com essa bacteria h pilori

    ResponderExcluir
  3. Fiz a cirurgia e sinto muita azia agora. Será associado com a bactéria? Alguém tem esta resposta? Nas primeiras duas semanas, era raro azia. Agora, está presente durante quase 24h por dia.

    ResponderExcluir
  4. Fiz o retratamento e depois de um mês acusou positiva a bactéria.Quero me curar mais que tudo.Como faço?

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e email para que eu possa responder perguntas