domingo, 18 de outubro de 2009

Doença Assoc. a obesidade

As doenças associadas que ocorrem com maior frequência nos obesos são:

• Hipertensão - com um IMC entre 27 e 29 existe um risco acrescido de 38 e 45% para desenvolver HTA, respectivamente no homem e mulher.
• Diabetes mellitus do tipo II - em adultos, o ganho de 5 kg em 8 anos está associado a um aumento significativo do risco de diabetes. Cerca de 80-90 % dos diabéticos do tipo II são obesos.
• Colesterol elevado - é mais significativa na obesidade.
• Doença das artérias coronárias e acidentes vasculares cerebrais (AVC) – os eventos cardiovasculares estão intimamente associados à obesidade, especialmente as pessoas que têm gordura abdominal.
• Doenças osteo-degenerativas - cada kg de aumento no peso leva a um incremento no risco de desenvolver artroses dos joelhos. Por outro lado, o desenvolvimento das artroses geralmente leva à diminuição da mobilidade e consequente aumento de peso
• Perturbações psicossociais - depressão, frustação, isolamento.

Existem ainda outras patologias que também se encontram mais frequentemente nos obesos, nomeadamente os cancros do cólon, recto, próstata, vias biliares, endométrio, mama e ovário. Também as varizes dos membros inferiores, apneia do sono, doenças tromboembólicas, litíase biliar e renal, esofagite de refluxo, gota e diminuição da capacidade respiratória, são problemas de saúde associadas à obesidade.

2 comentários:

  1. Seu Blog está otimo! Bastante esclarecedor e interessante! Parabéns!
    Felicidades na sua cirurgia!
    Saude!
    Mara

    ResponderExcluir
  2. olá, tudo bem eu quero saber com quantos quilos cv se operou e com qts quilos vc está agora, pois eu estou bem interessada em fazer a minha mais eu ainda tenho muitas duvidas.
    beijos!
    nossa senhora do ó, ipojuca pe.
    25 05 11

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e email para que eu possa responder perguntas