sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A CIRURGIA GRATUITA DE REDUÇÃO

A CIRURGIA GRATUITA

No ano de 2005 o Ministério da Saúde fez a revisão do protocolo de atendimento por meio de uma portaria que regula os critérios da cirurgia bariátrica, a cirurgia de redução de estômago. Esta nova portaria estabelece três novos tipos de cirurgia, que se adequam à especificidade de cada caso, além da tradicional banda gástrica ajustável: a gastroplastia vertical com banda, que vai ser paga pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ao preço de R$ 3.697,32; a gastroplastia com derivação intestinal, no valor de R$ 4.614,82; e a gasteroctomia com ou sem desvio duodenal, ao preço de R$ 4.803,00. O SUS financiava até hoje apenas um tipo de cirurgia, o da gastroplastia vertical (sem banda).

Com a novo portaria, o Ministério da Saúde estebelece critérios para que o paciente tenha direito à cirurgia bariátrica. Além do índice de massa corpórea também são levados em conta a existência de doenças crônicas (co-morbidades) desencadeadas ou agravadas pela obesidade, os limites de faixa etária e a ausência de distúrbios psiquiátricos, entre outros.

SUS - Sistema Único de Saúde


Todo brasileiro tem direito o atendimento gratuito hospitalar. Para que este atendimento fosse feito, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS) reunindo hospitais, postos de saúde, ambulatórios, laboratórios com a missão de garantir o direito do cidadão a consultas, exames, internações e tratamentos médicos. O SUS é financiado pela própria população através de dinheiro arrecadado por impostos.



Fila de espera

A fila de espera do SUS é conhecida por ser longa. O número de pessoas necessitadas da cirurgia tem crescido assustadoramente, o que faz com que os órgãos públicos não dêem conta. O Ministério da Saúde vem se interessando cada vez mais pelo dilema dos obesos mórbidos e, a tendência, é que o SUS aumente cada vez mais o número de cirurgias bariátricas realizadas no mês. Este interesse não se origina do simples dever de cidadania, mas também pela pressão que ONGs ligadas ao assunto vem fazendo através de missivas e da mídia.



Cadastramento no SUS

Para entrar na fila, você deve se dirigir a um hospital cadastrado pelo SUS apresentando seu documento de identidade. O hospital irá lhe fornecer todos os dados necessários para que você se torne um candidato à cirurgia através do SUS. Mas lembre-se que para ser aceito no SUS é preciso que você tenha indicação (IMC = ou + que 40) para a gastroplastia.

Confira na ONG Contra Peso todos os hospitais credenciados pelo SUS.


Lembre-se que, como cidadão, é seu direito o atendimento gratuito hospitalar. Acesse a Cartilha do Ministério da Saúde e integre-se a este respeito.

Também cria as Unidades de Assistência em Alta Complexidade ao Paciente Portador de Obesidade Grave. Elas vão oferecer diagnóstico e terapêutica especializada, de média e alta complexidade; condições técnicas; instalações físicas; equipamentos e recursos humanos adequados ao atendimento às pessoas portadoras de obesidade grave.

Fonte: Ministério da Saúde

9 comentários:

  1. olá tenho 30 anos e sofro muito pois tenho 140 quilos com 1,62 de altura e n tenho condições para pagar uma cirurgia, por favor me ajudem, pois Deus vai recompensar a vida de vcs, pois estou sofrendo muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá tenho 30 anos e sofro muito pois tenho 140 quilos com 1,62 de altura e n tenho condições para pagar uma cirurgia, por favor me ajudem, pois Deus vai recompensar a vida de vcs, pois estou sofrendo muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. como posso fazer uma cirugia bariatrica pelo sus em juazeiro ba? tenho 24 anos tenho 135kg prsciso de ajuda pois não consigo fazer dietas .luanaemeujesus@hotmail.com fica com o senhor

    ResponderExcluir
  4. oi sou valquiria tenho24 anos e peso 160 kl tenho 1,68 de altura e gostaria de consegir uma sirurgia pelo sus pois sinto muita dor nao costa por causa do peso a e a minha bariga ja esta dando ferida em baixo por causa que a minha bariga ja esta bem embaixo porisso eu pesso que voces me ajudem nao aguento mas ser tratada com indiferença na rua nao consigo nem emprego e preciso trabalha pois tenho um filho pra sustentar eu choro todas as noites por que nao consigo fazer regime me ajudem por favor telefone pra contato e 6536346574 ou 6592012251 e meu email e valquiriaribeirosampaio@hotmail.com moro no bairro praeiro q 03 n 107 muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Cheguei ao seu blog através do Google e te convido a visitar o meu: www.gordopensando.com.br. Nele há uma introdução ao livro que é a minha versão sobre a cirurgia bariátrica.
    Gordo abraço,
    Léo Coutinho

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome e alzira tenho28 anos peso125 quilos estou desesperada para fazer a cirurgia chega de humilhaçoes por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, ME CHAMO ROMERO SANTHIAGO TEIXEIRA, TENHO 48 ANOS, 1,77M, 145,00KG, SOU UMA PESSOA MUITO INFELIZ, E ALEM DE TUDO DOENTE,CONTRAÍ DIABETES, SINTO QUE ESTOU PERDENDO A VISÃO,SINTO MUITA DOR NO CORPO TODO POR CAUSA DO MEU PESO ,SEM CONTAR NA AUTO-ESTIMA QUE SE FOI EMBORA À MUITO TEMPO, POIS AS HUMILHAÇÕES SÃO DEMAIS( TIPO ASSIM: ROLHA DE POÇO, CHUPETA DE BALEIA, HIPOPÓTAMO,ETC...)MEU SONHO SERIA VOLTAR A TER UMA VIDA SAUDAVÉL, TRABALHAR , GANHAR A AUTO-ESTIMA, ME SENTIR UMA PESSOA ÚTIL NOVAMENTE ,QUERO CRIAR MINHAS DUAS FILHAS MENORES , QUE AMO MUITO, POIS POR CAUSA DA OBESIDADE ATÉ SUICÍDIO JÁ TENTEI, ME AJUDEM PELO AMOE DE DEUS, SEREI GRATO ETRNAMENTE.............. ROMERO SANTHIAGO TEIXEIRA
    CEL:0XX(22)99334422 ou romerosanthiago2008@hotmail.com

    URGENTE POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. romero,procure o hospital carlos chagas,marechal hermes.Procure no youtube pelo nome do dr.cid pitombo,que tem um video explicando como fazer para chegar ate la.A espera é pouca.Meu e-mail:juju.tato@bol.com.br
      Boa sorte e creia,pois Deus esta no controle de nossas vidas.

      Excluir
  8. QUALQUER PESSOA PODE FAZER COM 90 KILOS OU NAO

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e email para que eu possa responder perguntas