sábado, 10 de outubro de 2009

Apnéia do sono e Ronco


PACIENTE NORMAL/PACIENTE COM APNÉIA E RONCO




O Ronco e a Síndrome da Apnéia do sono tem sido muito discutido no Brasil e no mundo na atualidade. Este problema, além dos transtornos sociais e psicológicos, trás conseqüências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas e AVC).
A Apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, varias vezes por noite, e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa.
Os principais sintomas da apnéia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. O ronco é um também um fator de desagregação familiar, muitas vezes levando a pessoa que ronca a dormir em quarto separado, bem como torna a pessoa que ronca motivo de piadas entre companheiros de trabalho, de pescarias ou acampamentos, ou quando tem que dividir quarto de hotel, etc...
Porque é precisamos nos preocupar com a apnéia? Apesar do ronco ser o problema mais incômodo, a apnéia do sono é o problema mais importante e precisamos nos preocupar com ela, pois ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral
Posso morrer sufocado numa crise de apnéia?
Não, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar. A apnéia não mata, mas aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração e os derrames cerebrais
Porque é preciso fazer a polissonografia e o que é esse exame?
A polissonografia é o exame que é feito na clínica de sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos entre outros, é necessário para se detectar a apnéia do sono. É através da polissonografia que se pode medir se o paciente tem uma apnéia leve, moderada ou grave, também podemos verificar se existem outros distúrbios do sono que tem sintomas parecidos com a apnéia, mas tratamentos diferentes, também para que se possa avaliar os resultados do tratamento faz-se uma antes e uma depois para comparar os resultados
Tratamento da Apnéia do Sono Obstrutiva e do Ronco

Uma vez diagnosticada a apnéia é possível fazer um tratamento clínico, que consiste em emagrecer, não tomar remédios para dormir e também colocar aparelhos protéticos, que reposicionam a língua para a frente. Pode ser ainda utilizado um tubo nas fossas nasais, que mantêm uma pressão de ar positiva CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) que tem uma máscara pequena com a sonda acoplada, fornecendo um fluxo contínuo do ar. Alguns pacientes não suportam usá-lo por ser incômodo.

O tratamento vai depender de:
predominância do tipo de apnéia;
grau de incapacitação;
severidade de sintomas cardiovasculares associados ao sono;
e ligada ao ronco, esta condição provoca falta de oxigenação e sua freqüência pode levar até a um infarto, enquanto a pessoa dorme.

Não Cirúrgico
evitar os fatores de risco
farmacoterapia
pressão de ar positiva contínua (CPAP)
aparelhos protéticos.
Outros tratamentos são os cirúrgicos, e neste caso atua-se onde está localizada a obstrução. Há cirurgias também para a língua e o palato (úvulo-palato-faringo–plastia). Em alguns casos devem-se fazer cirurgias ortognáticas, procedimentos mais complexos como avanços de maxila e de mandíbula.

Recomendações para o paciente com apnéia do sono
Perder peso
Aumentar a atividade física
Evitar álcool no mínimo quatro horas de dormir e antes das sonecas
Evitar medicamentos sedativos, preferencialmente antes e dormir
Evitar dormir de barriga
Evitar refeições pesadas antes de dormir
Evitar fumar no mínimo quatro horas antes de dormir
Evitar bebidas cafeinadas no mínimo quatro horas antes de dormir
Evitar comer no meio da noite
Evitar privação de sono
Procurar dormir pelo menos 8 hs por noite, mantendo sempre um horário constante para ir dormir e acordar
Levantar a cabeceira da cama cerca de 15 a 20 cm
Controlar infecções, inflamações, principalmente das vias aéreas superiores.

Esse video me esclareceu muitas coisas, já que tenho apnéia grave, eu paro de respirar 43vezes em média 23 a 33 segundos durante uma hora de sono, olha o perigo que eu não sabia!!!
vejam e também tirem suas duvidas:

http://www.youtube.com/watch?v=WpzT4OiAAfA

Um comentário:

  1. meu marido,
    no estagio grave 8.1 e sente nas pernas e e fica muito impaciente,nao sei que medida tomar.e se operar sria melhor ,vai usar ainda(CPHP)
    agradeço
    a carpinens

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e email para que eu possa responder perguntas